Todos os dias nossa aula começa com a leitura de alguns dos jornais de maior circulação no Estado. Aproximar as crianças dos acontecimentos diários, além de mostrar o jornal como um excelente recurso pedagógico, são alguns dos objetivos deste nosso novo projeto.
Quando já foi lido e está pronto para virar “lixo”, o jornal pode converter-se em uma fonte de inspiração lúdica incalculável. Podemos utilizá-lo dobrado, amassado, rasgado, para construir formas e até brinquedos diversos ou bem transformá-lo naquilo que a imaginação permitir: uma bola, um boneco, uma chuvinha...
Nossa “Oficina Pedagógica” funcionou da seguinte forma:
· Primeiro exploramos o jornal, destacamos os fatos e acontecimentos que achamos interessantes, fizemos a leitura, os comentários, retiramos as matérias e fotos que achamos importantes, e anexamos à nossa “MIDIATECA”;
· Feito isto, distribuímos uma folha para cada um; com esta folha de jornal, as crianças puderam trabalhar o equilíbrio, a concentração, a atenção, o movimento, a agilidade e a matemática, pois foram propostos exercícios no qual tínhamos que permanecer sobre a folha, pulando, sentando, ajoelhando, deitando,etc, e também os conceitos, embaixo, em cima, para cima, para baixo, na frente, atrás,...
· Num terceiro momento começamos a trabalhar com dobraduras; com esta mesma folha de jornal, descobrimos que conseguíamos fazer diferentes formas, como chapéu, barquinho, espadas, etc.
· Passamos para um outro momento onde começamos a “modelar” o jornal, então nossa oficina transformou-se em uma “padaria”, pois amassamos o pão e depois o “sovamos”, trabalhando desta forma a “motricidade ampla e fina”;
· Nessa hora percebemos que o jornal já estava “molinho” e ficou muito fácil de fazer uma “bolinha” com ele, então jogamos “bola ao cesto” com nossas bolinhas;
· Para finalizar o trabalho com esta folha de jornal, pegamos nossas bolinhas novamente e picamos o jornal em pedaços pequenos; colocamos em um balde de molho com água e estamos preparando “papel-machê”, que futuramente servirá para fazermos lindas “esculturas”;
· Ainda dentro desta proposta fizemos folhas do tamanho ofício e desenhamos com hidrocores e giz-de-cera sobre elas, usando a imaginação e a criatividade através da expressão plástica, que são os desenhos que encontram-se neste painel.
· Aproveitamos também para fazer algumas modelagens com folhas de jornal retorcidas, que formaram estas esculturas (flor, casa, sol e montanhas).
A partir dos quatro anos, é muito interessante observar o mundo lógico intuitivo de “classificar, seriar e encontrar correspondências de tamanho, formas e relações espaciais entre a folha de papel e o corpo do jogador”.
Também é um elemento muito rico para comparar hipóteses de leitura-escrita e muito útil no processo de alfabetização. A possibilidade de destruir e construir que um “jornal” oferece, é muito aconselhável para o desenvolvimento de nossas crianças.
Profª Sandra
Um comentário:
Oi, Sandra!
Muito legal esse projeto!!! Os trabalhos ficaram maravilhosos! Ainda não trabalhei especificamente o jornal com as crianças, vou usar o teu projeto como inspiração!!!
Beijinhos,
Ivanise :)
Postar um comentário