sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Criança e a sua vida... Rica em Ensinamentos...



Observar uma criança pode ser mais rico e compensador para sua vida do que qualquer experiência ou programa de Auto-conhecimento.
Existem professores treinados em psicologia que sabem tudo da natureza humana e mesmo assim pouco tem a nos dizer. Uma criança, não sabe nada, e mesmo assim sua vida é o ensinamento mais rico do mundo.

Para a criança, cada dia é diferente do outro, ou seja, a dia anterior foi o dia anterior e não faz mais parte do seu passado. "O novo dia é tudo o que lhe importa".
Do dia anterior a única coisa que ela traz é o que aprendeu, e mesmo assim, não sabe disso...
quer dizer...
ela não sabe que aprendeu antes, como enfrentar uma situação nova do novo dia que surge a sua frente. Ela apenas enfrenta a nova situação, como se realmente fosse nova e dedica a ela toda sua energia e experiência acumulada.
Os erros que ela cometeu no dia anterior, ela não lembra mais. Mas agora ela já sabe o que é errado, só não lembra onde aprendeu isso. Se lembra, não dá importância a isso. O importante é que ela já sabe que não deve fazer uma coisa que fez errado antes.
No processo da descoberta de como resolver uma coisa, há imersão total. Todo o seu ser vai estar envolvido na solução daquele problema. Ela não consegue deixar para resolver depois, precisa solucionar logo aquele empecilho. Como ela não esquece, ela própria passa a fazer parte do problema. Assim o problema acaba fazendo parte dela e não sendo uma coisa separada. Sendo ela em si o problema.
Como ela passa a viver 24 horas por dia com aquele problema, logo ela o compreende e assim ele, o problema, deixa de existir. Solucionado o problema, ela imediatanente o descarta da sua vida. Ou seja, aquilo não será mais visto por ela como problema, não importa quantas vezes mais ela o encontre daí pra frente.
Na busca de uma solução, como ela não tem conhecimentos sofisticados e a capacidade de complicar, suas soluções são as mais simples e diretas possíveis.
Ela costuma, baseada num problema encontrado, brincar com o problema durante sua busca de uma solução.
Então, problema para uma criança, na maioria das vezes, não são problemas de fato, são uma necessidade básica de aprendizado e motivação. Ambientes que não ofereçam desafios e problemas, não tem a menor graça para elas. Ou seja, problema para elas é quase como se fosse diversão pura.
No processo de busca de uma solução, ela desiste milhares de vezes, tenta milhares de vezes, mas desistir de verdade, isso ela nunca faz.
Um novo dia para uma criança, é de fato um novo dia. Esse novo dia não faz parte do dia anterior. É comum as crianças, brincarem com seus velhos brinquedos como se nunca os tivesse visto antes.
Pessimismo para uma criança é, ver a mãe ou o pai triste, irmão, amigo ou outra criança doente, adultos com problemas que fazem questão de externá-los na sua presença.
Otimismo para uma criança é, ver um adulto com problemas sorrindo, outra criança doente sorrindo, pessoas da família tristes, mas sorrindo.
No seu mundo, existem apenas dois tipos de problemas, aqueles que devem ser enfrentados não importa a situação daquele momento e aqueles que devem ser esquecidos se não são importantes naquele momento.
Uma criança quando fica ou está doente, não sabe que ficar doente é ruim. Ela sente os efeitos físicos da doença, mas ela planeja seu futuro como se não existisse obstáculo algum à sua frente. Ela planeja seu dia seguinte como se nada estivesse acontecendo. Não desanima em momento algum, sabe na sua simplicidade psicológica que doença e saúde não estão separadas, tudo é uma coisa só. É muito importante notar que ela nunca diz: "Se eu ficar boa...", e sim "Amanhã quando eu melhorar eu vou fazer isso e aquilo...".
Também ela ainda não teve tempo de desenvolver o apêgo às coisas, assim medo e insegurança não existe em seu mundo simples. Seu mundo se resume a duas coisas; O dia que ela está disposta para brincar e o dia que não está. Desse modo ela não vê doença e saúde como coisas distintas.
Uma criança, tem a capacidade excepcional de guardar para sempre os bons momentos e usá-los como experiência pelo resto de sua vida. Tem também a capacidade de guardar para sempre os maus momentos e usá-los como experiência pelo resto de sua vida.
Tem a capacidade de não ter saudade ou lembrança mórbida nem de bons nem de maus momentos.
Ela não conta os dias que já viveu ou ainda vai viver. Isso não tem a menor importância. Como ela não baseia sua vida nisso, quer aprender sempre e todos os dias. Ela sequer saber o que vai fazer com o que aprende ou vai aprender, simplesmente ela quer aprender mais e mais. Se ela
vai ter tempo para usar o que está aprendendo ou vai aprender, não faz parte do seu pensamento.
Viver para ela é uma coisa muito simples. Ela pensa, amanhã eu faço de novo. Nunca diz, amanhã eu tento de novo, ou diz, será que isso vai dar certo amanhã..?. Incerteza para ela é só uma palavra cujo significado ele desconhece. Fazer, não fazer, tentar e tentar mais, para ela é a mesma coisa.
O dia para uma criança, não tem o limite de oito ou vinte e quatro horas. Para uma criança o tempo cronológico não existe. Para uma criança o ano todo é igual a um dia. Noite e dia é a mesma coisa. A diferença é que uma parte é clara e tem sol e a outra não. Apenas o tempo psicológico faz parte de sua vida.
E tempo psicológico não trabalha dentro dos ponteiros de um relógio. O tempo psicológico é toda sua vida naquele único minuto ou instante.
Por isso eu digo: como é bom ser criança!!!!

Nenhum comentário:

ClickComments

Seja responsável!Copie a vontade, mas dê os créditos necessários,de quem e de onde você retirou,ok?

Seja responsável!Copie a vontade, mas dê os créditos necessários,de quem e de onde você retirou,ok?
Isso é ser "ético"!

Recadinho:


Ao copiar as sugestões, por favor mantenha os créditos dos mesmos para que esse blog possa continuar com seu propósito.
Não comercializo minhas atividades.
As imagens (não assinadas) coletadas na internet têm caráter ilustrativo, não há intenção de violar os direitos autoriais.
As imagens e textos com autoria (comprovada) terão seu devido registro.
Agradeço pela compreensão, Sandra Sieben


Faça parte do grupo de amigos deste blog...

QUER DEIXAR UM REGISTRO DE SUA VISITA? É BEM FÁCIL... BASTA CLICAR NA TARJA LARANJA,ESCREVER SEU NOME, CIDADE E PAÍS...E SE DESEJAR PODE AINDA DEIXAR FOTO E SEU RECADINHO!!! SEJAM BEM VINDOS!!!VOU ADORAR CONHECER QUEM ME ACOMPANHA!!!! bjus, Sandra

Estou no twitter tbm!!!

Estou no twitter tbm!!!
@sandrinhasieben

Deixe um recadinho para mim na seção comentários. Vou adorar saber o que você achou do blog! Não esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa retornar!

vale a pena conferir!!!

Apareça sempre q quiser!!! bjus, Sandra


Essa campanha é 10!! Eu tbm faço parte!!!

SER PROFESSOR...


"VOCÊ IMAGINAVA QUE APRENDERIA ENQUANTO ENSINAVA...
QUE DANDO RECEBERIA...
QUE BRINCANDO CONSTRUIRIA...
QUE SERIA PROFESSORA E GUIA???
VOCÊ IMAGINAVA QUE DEIXARIA MARCAS PROFUNDAS COM SEUS EXEMPLOS E SEUS OLHARES...
TRANSFORMANDO LÁGRIMAS EM RISOS E GARGALHADAS???
VOCÊ IMAGINAVA QUE CHEGARIA ESSE DIA...
EM QUE SEUS ALUNOS DIRIAM AO MUNDO INTEIRO...
MINHA PROFESSORA, EU TE ADORO!!
SE CHEGOU A IMAGINAR ALGUNS DESSES MOMENTOS...
COM CERTEZA, EM SEU CORAÇÃO JÁ TINHA A ESSÊNCIA DESTA LINDA PROFISSÃO!!!!
(MARIA ROSA NEGRIN)

Campanha Sou Contra a Pedofilia e Você?



Campanha Sou Contra a Pedofilia e Você? Blog Encontrando Cristo - Renata - http://encontrandocristo.blogspot.com

jardim de infância - pedro bial

Loading...

e desse também!! muito legal!!!

e desse também!! muito legal!!!

alguns mimos feitos por mim...

alguns mimos feitos por mim...

pote com sapinho...

pote com sapinho...

potes com enfeites...

potes com enfeites...

+ potinhos!!!

+ potinhos!!!

enfeitado com flores...

enfeitado com flores...

com bonequinhas...

com bonequinhas...
inspirei-me nos trabalhos maravilhosos da "Jacirinha"!

com bonequinhos...

com bonequinhos...
idéia retirada do blog da "Jacirinha"!

PRESENTINHOS DE BLOGS AMIGOS

PRESENTINHOS DE BLOGS AMIGOS

últimos mimos recebidos de minhas queridas amigas blogueiras...

ganhei esse mimo da amiga blogueira Aninha do Blog Planeta Aninha

ganhei esse mimo da amiga blogueira Aninha do Blog Planeta Aninha
muito obrigado pelo carinho e repasso a todos os blogs que me visitam e aqui deixam o seu carinho!!!

+ um mimo..

+ um mimo..
este eu recebi de uma amiga lá de Portugal... é a Joana do blog Vivendo e aprendendo!Muito obrigado pelo carinho e tbm pelo prestígio!!bjus

Selinho que ganhei da amiga Rosemeide do blog "A Magia de ENsinar"

Campanha da Amizade do Mês de Junho.

Clique no selinho e pegue o seu també,! Você que tem uma amiga muito querida e gostaria de homenageá-la, participe dessa campanha que é uma forma muito especial de conhecer, ser conhecida e de presentear os blogs amigos que sempre visitam o seu cantinho. Propague essa onda de amizade e participe vc também. Esse selinho eu ganhei da amiga blogueira: Taty Amaral do Ministério Infantil!!! Obrigado querida e estou enviando para outras amigas e parceiras dos blogs abaixo: http://www.educrianca.blogspot.com/ http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/ http://professorafeliz.zip.net/ http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/ http://arco-ris.blogspot.com/ http://rosemairesantana.blogspot/ http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com/ http://trspedagogascomamor.blogspot.com/ http://abcdaproerika.blogspot.com/ http://www.afilhadarosa.blogspot.com/

Um selinho pela nossa amizade!!!

Um selinho pela nossa amizade!!!
Quero agradecer as amigas: Márcia do Espaço da criança e Sandra do Educriança pelos selinhos que recebi pela nossa amizade!!!Muito obrigado gurias!!!! Sempre é bom ser lembrada e reconhecida por educadoras como vcs!! Grd bjo!!!

selo

selo

ALGUNS MODELOS DE JOGOS E CARTAZES...

ALGUNS MODELOS DE JOGOS E CARTAZES...
todos feitos por mim... e apreciados pelos meus alunos, hehehe...

tapetinho para jogo de damas

tapetinho para jogo de damas
fiz este tapetinho com tecido (TNT) na cor preta e colei por cima, quadradinhos amarelos conforme o jogo de damas.... para jogar, usamos tampinhas de garrafas de leite, mas pode-se utilizar outros materiais alternativos!!!! as crianças adoram, e o legal é q além de uma dupla estar jogando, outros colegas q estão por perto ajudam, dando dicas de quais as melhores estratégias, socializando-se!!!! para o jardim esta é uma proposta muito interessante, pois nesta idade, jogos de estratégia são sempre bem vindos!!!

Dado feito com caixinhas de leite e forradas com E.V.A

Dado feito com caixinhas de leite e forradas com E.V.A
Importantíssimo numa sala de aula de Jardim, o dado contendo os numerais e suas respectivas quantidades, se transforma num recusrso riquíssimo!!São muitas as atividades matemáticas que podemos realizar utilizando este tipo de material!!

Tapetinho dos números

Tapetinho dos números
Associar a quantidade ao numeral é este o objetivo principal desta proposta com as crianças do Jardim... elas adoram quando acertam!!!! Aproveitei para usar palitos coloridos, aqueles que os pediatras distribuem em suas visitas!! Uma mãe conseguiu para mim!!!

Trabalhando a escola!!!

Trabalhando a escola!!!
dobradura e criação livre...

mais um da escola....

mais um da escola....

Combinações

Combinações
desenhadas por mim e pintadas pelas crianças!!!

mais combinações

mais combinações

descobrindo as letras de nossos nomes!!!

descobrindo as letras de nossos nomes!!!
atividade com as letras do alfabeto envolvendo o nome das crianças... cada uma procura a sua letra!!!! as crianças adoram!!!

Alfabeto da revista Guia da Professora !!

Alfabeto da revista Guia da Professora !!
adoro trabalhar com este tipo de material com as crianças

Alfabeto da revista Guia Prático para professoras da Ed. infantil

Alfabeto da revista Guia Prático para professoras da Ed. infantil
as crianças adoram descobrir o que pode ser escrito com as letras.. nesta atividade aproveitei os cartazes das letras para realizar o bingo do alfabeto; à medida que eu mostrava as letras, as crianças procuravam em suas cartelas!!! ficou diferente!!!

Dominó gigante do alfabeto!!

Dominó gigante do alfabeto!!
Feito em E.V.A com colagem de desenhos pintados pelas crianças...

cartaz das expressões

cartaz das expressões
montei um painel com as pinturas feitas pelas crianças (expressão plástica livre)

Esquema corporal

Esquema corporal
quebra-cabeça da menina!!

mais uma do esquema corporal

mais uma do esquema corporal
quebra-cabeça do menino!!!

trabalhando o esquema corporal!!!

trabalhando o esquema corporal!!!
boneco quebra-cabeça feito de E.V.A

olha os dois aí!! bonitinhos né???

olha os dois aí!! bonitinhos né???

um bolo para nossa cidade!!!

um bolo para nossa cidade!!!
todo construído com caixas de diferentes tamanhos e pintado com tinta guache, este foi o bolo criado por mim e pela minha turma para comemorar o "niver" de Porto Alegre!!!! muito legal!!! todos adoraram!!!!!

TRABALHANDO A DENGUE COM O JARDIM

TRABALHANDO A DENGUE COM O JARDIM

olha eu aí!!!

olha eu aí!!!
confeccionando um mosquito gigante de E.V.A!!!esse mosquito é lindo e eu tirei o molde da amiga blogueira jacirinha, muito lindo mesmo!!!!http://jacirinha.blogspot.com/search?updated-max=2008-04-05T13%3A42%3A00-03%3A00&max-results=7

preparando o painel da "dengue"!!!

preparando o painel da "dengue"!!!

recadinhos das crianças para o painel da "dengue"

recadinhos das crianças para o painel da "dengue"
olhem só que amor!!!

mais recadinhos sobre a dengue!!!

mais recadinhos sobre a dengue!!!

cartaz dos ajudantes do dia!!!

cartaz dos ajudantes do dia!!!
este ano escolhemos o tema "teen" para a nossa sala... a decoração é baseada em bonecos e bonecas + modernos e coloridos!! as crianças estão adorando!!! este é o cartaz que eu fiz para os ajudantes do dia!! estes fixam seus nomes nos prendedores que ali estão!!!!

bonequinhas de identificação

bonequinhas de identificação
para as mochilas!!!

identificação para os meninos!!!

identificação para os meninos!!!

cartaz dos aniversários do jardim!!!!

cartaz dos aniversários do jardim!!!!
este é o cartaz dos aniversariantes... cada coraçãozinho representa um mês do ano e ali serão colocados os nomes das crianças e o dia em que fazem "niver"!!!!

Chamadinha da turma

Chamadinha da turma

Chamadinha...

Chamadinha...
as crianças poderão escrever seus nomes nos retângulos, como tbm, caso sejam de jardim, podem montar o seu bonequinho... a Profª dá as partes como um quebra-cabeça e a criança monta de seu jeitinho!!!