quinta-feira, 1 de maio de 2008

AlfabetizaçãoWeb Site elaborado pela JHP Design - www.jhpdesign.kit.net - Todos os Direitos reservados à PPD
É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”, “cobrinhas”...
A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.
A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este motivo é importante que os nomes estejam fixados nas grades, nos materiais, nas lancheiras, nos crachás.
Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade, auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu nome é tão importante. É um marco identificatório.
O modelo da escrita do nome em diferentes materiais informa à criança sobre quais são as letras e qual a quantidade necessária de letras para escrevê-lo, além de informar a posição e a ordem em que aparecem no seu nome.
É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as posições das letras, os diferentes modos de escrita.
É interessante desafiar a criança nesta questão. Por exemplo: “Pus a primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”? ( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a criança na direcionalidade da escrita, deixando um pouco de lado as letras espelhadas tão comuns nas séries iniciais.
O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
A seguir aprensentarei algumas atividades e brincadeiras que auxiliam o processo de construção da escrita do nome:
Sugestões de Atividades Práticas
1 – História do nome:
Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
· Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
· Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo .....? O que significa ..... ?
· Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor)
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.
2 – Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.
3 – Lista de Palavras:
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
Procedimentos:
· Explorar com a classe a letra inicial do nome.
· Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
· Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
· Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
· Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.
4 – Letras Móveis:
Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
Procedimentos:
· Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
· Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.
Observações:
· Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
· Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
5 – Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
· Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
· O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
· Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
· As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
· A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.
6 – Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
· O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
· Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras.
· Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.
7 – Corrida dos Balões:
Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
Procedimentos:
· Formar as crianças em duas filas.
· Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
· Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
· A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
8 – Jogo dos Dados:
Objetivos:
· Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
· Reconhecer as letras do seu nome.
· Ordenar as letras que compõem seu nome.
Materiais:
· Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
· Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
· Fichinhas com as letras.
Procedimentos:
· Distribuir os alunos em pequenos grupos.
· Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.
9 – Sapata ou Amarelinha:
Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.
Materiais: Pedrinhas e giz.
Procedimentos:
· Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha.Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
· Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
· O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem primeiro? E depois qual será?
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha.
Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim por diante até formar seu nome.
Se quiser saber mais PPD recomenda:
CAVALCANTI, Zélia. Alfabetizando. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
RODRIGUES, Maria Bernadete; AMOEDO, Maria Celina. O espaço pedagógico
na Pré-Escola. Porto Alegre: Meditação, 1997.
Quer saber mais? clique: www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net

Nenhum comentário:

ClickComments

Seja responsável!Copie a vontade, mas dê os créditos necessários,de quem e de onde você retirou,ok?

Seja responsável!Copie a vontade, mas dê os créditos necessários,de quem e de onde você retirou,ok?
Isso é ser "ético"!

Recadinho:


Ao copiar as sugestões, por favor mantenha os créditos dos mesmos para que esse blog possa continuar com seu propósito.
Não comercializo minhas atividades.
As imagens (não assinadas) coletadas na internet têm caráter ilustrativo, não há intenção de violar os direitos autoriais.
As imagens e textos com autoria (comprovada) terão seu devido registro.
Agradeço pela compreensão, Sandra Sieben


Faça parte do grupo de amigos deste blog...

QUER DEIXAR UM REGISTRO DE SUA VISITA? É BEM FÁCIL... BASTA CLICAR NA TARJA LARANJA,ESCREVER SEU NOME, CIDADE E PAÍS...E SE DESEJAR PODE AINDA DEIXAR FOTO E SEU RECADINHO!!! SEJAM BEM VINDOS!!!VOU ADORAR CONHECER QUEM ME ACOMPANHA!!!! bjus, Sandra

Estou no twitter tbm!!!

Estou no twitter tbm!!!
@sandrinhasieben

Deixe um recadinho para mim na seção comentários. Vou adorar saber o que você achou do blog! Não esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa retornar!

vale a pena conferir!!!

Apareça sempre q quiser!!! bjus, Sandra


Essa campanha é 10!! Eu tbm faço parte!!!

SER PROFESSOR...


"VOCÊ IMAGINAVA QUE APRENDERIA ENQUANTO ENSINAVA...
QUE DANDO RECEBERIA...
QUE BRINCANDO CONSTRUIRIA...
QUE SERIA PROFESSORA E GUIA???
VOCÊ IMAGINAVA QUE DEIXARIA MARCAS PROFUNDAS COM SEUS EXEMPLOS E SEUS OLHARES...
TRANSFORMANDO LÁGRIMAS EM RISOS E GARGALHADAS???
VOCÊ IMAGINAVA QUE CHEGARIA ESSE DIA...
EM QUE SEUS ALUNOS DIRIAM AO MUNDO INTEIRO...
MINHA PROFESSORA, EU TE ADORO!!
SE CHEGOU A IMAGINAR ALGUNS DESSES MOMENTOS...
COM CERTEZA, EM SEU CORAÇÃO JÁ TINHA A ESSÊNCIA DESTA LINDA PROFISSÃO!!!!
(MARIA ROSA NEGRIN)

Campanha Sou Contra a Pedofilia e Você?



Campanha Sou Contra a Pedofilia e Você? Blog Encontrando Cristo - Renata - http://encontrandocristo.blogspot.com

jardim de infância - pedro bial

Loading...

e desse também!! muito legal!!!

e desse também!! muito legal!!!

alguns mimos feitos por mim...

alguns mimos feitos por mim...

pote com sapinho...

pote com sapinho...

potes com enfeites...

potes com enfeites...

+ potinhos!!!

+ potinhos!!!

enfeitado com flores...

enfeitado com flores...

com bonequinhas...

com bonequinhas...
inspirei-me nos trabalhos maravilhosos da "Jacirinha"!

com bonequinhos...

com bonequinhos...
idéia retirada do blog da "Jacirinha"!

PRESENTINHOS DE BLOGS AMIGOS

PRESENTINHOS DE BLOGS AMIGOS

últimos mimos recebidos de minhas queridas amigas blogueiras...

ganhei esse mimo da amiga blogueira Aninha do Blog Planeta Aninha

ganhei esse mimo da amiga blogueira Aninha do Blog Planeta Aninha
muito obrigado pelo carinho e repasso a todos os blogs que me visitam e aqui deixam o seu carinho!!!

+ um mimo..

+ um mimo..
este eu recebi de uma amiga lá de Portugal... é a Joana do blog Vivendo e aprendendo!Muito obrigado pelo carinho e tbm pelo prestígio!!bjus

Selinho que ganhei da amiga Rosemeide do blog "A Magia de ENsinar"

Campanha da Amizade do Mês de Junho.

Clique no selinho e pegue o seu també,! Você que tem uma amiga muito querida e gostaria de homenageá-la, participe dessa campanha que é uma forma muito especial de conhecer, ser conhecida e de presentear os blogs amigos que sempre visitam o seu cantinho. Propague essa onda de amizade e participe vc também. Esse selinho eu ganhei da amiga blogueira: Taty Amaral do Ministério Infantil!!! Obrigado querida e estou enviando para outras amigas e parceiras dos blogs abaixo: http://www.educrianca.blogspot.com/ http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/ http://professorafeliz.zip.net/ http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/ http://arco-ris.blogspot.com/ http://rosemairesantana.blogspot/ http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com/ http://trspedagogascomamor.blogspot.com/ http://abcdaproerika.blogspot.com/ http://www.afilhadarosa.blogspot.com/

Um selinho pela nossa amizade!!!

Um selinho pela nossa amizade!!!
Quero agradecer as amigas: Márcia do Espaço da criança e Sandra do Educriança pelos selinhos que recebi pela nossa amizade!!!Muito obrigado gurias!!!! Sempre é bom ser lembrada e reconhecida por educadoras como vcs!! Grd bjo!!!

selo

selo

ALGUNS MODELOS DE JOGOS E CARTAZES...

ALGUNS MODELOS DE JOGOS E CARTAZES...
todos feitos por mim... e apreciados pelos meus alunos, hehehe...

tapetinho para jogo de damas

tapetinho para jogo de damas
fiz este tapetinho com tecido (TNT) na cor preta e colei por cima, quadradinhos amarelos conforme o jogo de damas.... para jogar, usamos tampinhas de garrafas de leite, mas pode-se utilizar outros materiais alternativos!!!! as crianças adoram, e o legal é q além de uma dupla estar jogando, outros colegas q estão por perto ajudam, dando dicas de quais as melhores estratégias, socializando-se!!!! para o jardim esta é uma proposta muito interessante, pois nesta idade, jogos de estratégia são sempre bem vindos!!!

Dado feito com caixinhas de leite e forradas com E.V.A

Dado feito com caixinhas de leite e forradas com E.V.A
Importantíssimo numa sala de aula de Jardim, o dado contendo os numerais e suas respectivas quantidades, se transforma num recusrso riquíssimo!!São muitas as atividades matemáticas que podemos realizar utilizando este tipo de material!!

Tapetinho dos números

Tapetinho dos números
Associar a quantidade ao numeral é este o objetivo principal desta proposta com as crianças do Jardim... elas adoram quando acertam!!!! Aproveitei para usar palitos coloridos, aqueles que os pediatras distribuem em suas visitas!! Uma mãe conseguiu para mim!!!

Trabalhando a escola!!!

Trabalhando a escola!!!
dobradura e criação livre...

mais um da escola....

mais um da escola....

Combinações

Combinações
desenhadas por mim e pintadas pelas crianças!!!

mais combinações

mais combinações

descobrindo as letras de nossos nomes!!!

descobrindo as letras de nossos nomes!!!
atividade com as letras do alfabeto envolvendo o nome das crianças... cada uma procura a sua letra!!!! as crianças adoram!!!

Alfabeto da revista Guia da Professora !!

Alfabeto da revista Guia da Professora !!
adoro trabalhar com este tipo de material com as crianças

Alfabeto da revista Guia Prático para professoras da Ed. infantil

Alfabeto da revista Guia Prático para professoras da Ed. infantil
as crianças adoram descobrir o que pode ser escrito com as letras.. nesta atividade aproveitei os cartazes das letras para realizar o bingo do alfabeto; à medida que eu mostrava as letras, as crianças procuravam em suas cartelas!!! ficou diferente!!!

Dominó gigante do alfabeto!!

Dominó gigante do alfabeto!!
Feito em E.V.A com colagem de desenhos pintados pelas crianças...

cartaz das expressões

cartaz das expressões
montei um painel com as pinturas feitas pelas crianças (expressão plástica livre)

Esquema corporal

Esquema corporal
quebra-cabeça da menina!!

mais uma do esquema corporal

mais uma do esquema corporal
quebra-cabeça do menino!!!

trabalhando o esquema corporal!!!

trabalhando o esquema corporal!!!
boneco quebra-cabeça feito de E.V.A

olha os dois aí!! bonitinhos né???

olha os dois aí!! bonitinhos né???

um bolo para nossa cidade!!!

um bolo para nossa cidade!!!
todo construído com caixas de diferentes tamanhos e pintado com tinta guache, este foi o bolo criado por mim e pela minha turma para comemorar o "niver" de Porto Alegre!!!! muito legal!!! todos adoraram!!!!!

TRABALHANDO A DENGUE COM O JARDIM

TRABALHANDO A DENGUE COM O JARDIM

olha eu aí!!!

olha eu aí!!!
confeccionando um mosquito gigante de E.V.A!!!esse mosquito é lindo e eu tirei o molde da amiga blogueira jacirinha, muito lindo mesmo!!!!http://jacirinha.blogspot.com/search?updated-max=2008-04-05T13%3A42%3A00-03%3A00&max-results=7

preparando o painel da "dengue"!!!

preparando o painel da "dengue"!!!

recadinhos das crianças para o painel da "dengue"

recadinhos das crianças para o painel da "dengue"
olhem só que amor!!!

mais recadinhos sobre a dengue!!!

mais recadinhos sobre a dengue!!!

cartaz dos ajudantes do dia!!!

cartaz dos ajudantes do dia!!!
este ano escolhemos o tema "teen" para a nossa sala... a decoração é baseada em bonecos e bonecas + modernos e coloridos!! as crianças estão adorando!!! este é o cartaz que eu fiz para os ajudantes do dia!! estes fixam seus nomes nos prendedores que ali estão!!!!

bonequinhas de identificação

bonequinhas de identificação
para as mochilas!!!

identificação para os meninos!!!

identificação para os meninos!!!

cartaz dos aniversários do jardim!!!!

cartaz dos aniversários do jardim!!!!
este é o cartaz dos aniversariantes... cada coraçãozinho representa um mês do ano e ali serão colocados os nomes das crianças e o dia em que fazem "niver"!!!!

Chamadinha da turma

Chamadinha da turma

Chamadinha...

Chamadinha...
as crianças poderão escrever seus nomes nos retângulos, como tbm, caso sejam de jardim, podem montar o seu bonequinho... a Profª dá as partes como um quebra-cabeça e a criança monta de seu jeitinho!!!