EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS FEITOS COM SUCATAS>>>>>>>>>>>>>>>>
TELEFONES FEITOS COM O BICO DE GARRAFAS PET E ROLOS DE PAPEL-TOALHA >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Para fazer esses modelinhos, inspirei-me nos modelos da amiga jacirinha, do blog "oficina de criatividade"
Fundamentação
As pessoas necessitam comunicar-se para se relacionarem com os outros e também para sentirem-se bem.Os avanços tecnológicos permitem que a comunicação seja massiva com qualquer parte do mundo. Através deste projeto, procuraremos fazer com que as crianças observem a comunicação e o seu uso cotidiano nos meios sociais e pessoais.
Objetivos
· Descobrir as características dos meios de comunicação;
· Investigar todos os meios de comunicação e a utilização de cada um deles;
· Conhecer e comparar a importância que possuem na vida familiar e na de seus colegas;
· Reconhecer a importância de uma boa comunicação;
· Oferecer elementos para a comunicação;
· Diferenciar formas de comunicação;
· · Pesquisar em jornais, revistas e encartes, gravuras de meios de comunicação conhecidos;
· Criar com sucatas o seu meio de comunicação preferido, fazendo uso de criatividade;
· Brincar e dramatizar com os meios de comunicação disponíveis em aula e/ou trazidos de casa;
· Comparar os meios de comunicação antigos e atuais(caso consigamos alguns exemplares)
· Participar da leitura de jornais em sala, diariamente, dialogando e opinando sobre reportagens lidas;
· Confeccionar painéis relacionados com o projeto, em conjunto com os colegas, socializando-se,
· Explorar as palavras-chave do projeto, suas letras, quantidades e sílabas, desenvolvendo a linguagem escrita;
· Participar da confecção de jogos que trabalhem o conteúdo em desenvolvimento, o letramento e a matemática;
· Confeccionar em conjunto, o jornal da turma, com matérias e reportagens variadas;
· Participar das atividades e brincadeiras relacionadas;
· Participar do passeio a uma emissora de televisão, rádio ou a um jornal.
Atividade desencadeadora:
Através de um cartaz que será apresentado na roda começarei a questionar as crianças sobre o que estão vendo e o que encontram ali nos desenhos. A partir daí pedirei que:
Encontrem as pessoas que estão “se comunicando”;
Procurem uma carta, dois computadores, três aparelhos eletrônicos, quatro antenas, cinco livros, seis revistas, etc.(já trabalhando a matemática também);
Vou criar uma história fantástica, por exemplo: Vocês sabiam que inventaram uma vacina contra os espirros?”
Fazer com que imaginem o que aconteceria com esta notícia se fosse verdadeira. Como cada pessoa do cartaz ficaria sabendo dela? Então perguntar: e vocês? Teriam vontade de contar aos outros? Por quê? Como poderiam contar ao seu vizinho, a sua avó que mora em outra cidade, ao papai que está viajando de navio, aos astronautas, às pessoas que vivem na China ou alguém que não tem telefone?
Vou procurar criar várias situações que instiguem a curiosidade, a criatividade e a imaginação de cada um.
Atividades
Montar uma “MIDIATECA” na sala, quer dizer, reunir uma coleção de elementos dos quais, alguns podem ser verdadeiros e outros de brinquedo, relacionados direta ou indiretamente com os meios de comunicação(telefones, revistas, jornais, cartas, livros, antenas, televisão, rádio, PC, câmera fotográfica, entre outros)
Incorporar estes elementos às atividades diárias. Escolher um elemento por dia para descrever, conversar sobre os usos e a relação que tem com os meios de comunicação.
Registrar em um quadro quais os meios mais utilizados nos lares, trabalhando a matemática com gráficos e o letramento com o nome dos meios ali grafados;
Trabalhar a comunicação escrita, juntando e classificando segundo o seu uso: folhetos, propagandas, receitas, instruções, jornais, gibis, revistas, livros, cartas, bulas, embalagens, etc.
Observar cada objeto e levantar hipóteses sobre o que diz a partir da forma, das imagens e de outros detalhes, tais como: onde foram encontrados? Quais pistas possuem(desenhos, sinais, fotos)? Quem escreveu ou mandou imprimir? Para que foi escrito? Por quê? O que diz?
Trabalhar a desinibição e a expressão oral através de brincadeiras onde sejam exploradas reportagens atuais; dramatizar um programa de TV, por exemplo um noticiário; desenhar o seu programa favorito; realizar entrevistas com adultos, conversar sobre os resultados.
Construir um jornal da turma e meios de comunicação de sucatas;
Trabalhar e explorar o rádio, a biblioteca, o vídeo (fazer uma pequena gravação de situações corriqueiras das crianças na escola) e apresentar para elas o resultado final, explorar também os jornais e revistas(localizar alguns jornais antigos e compará-los com os jornais atuais; observar diferentes jornais e suas seções; diferenciar revistas de jornais, seu papel, suas cores, seus temas, etc.
Fazer uma coletânea de selos, papéis de carta, envelopes, etc e enviar cartas e bilhetes a outras salas e convidar a respondê-las; colocar uma caixa de correio (de sucata) na entrada da escola para comunicação de familiares com as crianças; trocar correspondência com os colegas através de emails, ou com outras escolas do país;
Faremos algumas experiências, como um telefone de funis e tubo de papelão, outro com um cano e caixas de papelão;
Muitas outras atividades poderão surgir no decorrer desta proposta, que serão listadas após, pois as crianças ao descobrirem coisas novas, com certeza darão sugestões de atividades que poderão ser realizadas.
Atividade de culminância e encerramento do projeto:
Apresento duas propostas para encerramento deste projeto: uma delas seria a visita a uma emissora de rádio ou televisão ou a um jornal para ver a sua produção. A outra proposta é a de fazer uma exposição na escola com os materiais adquiridos no decorrer do projeto, uma espécie de museu da tecnologia, no qual os familiares terão acesso e as crianças serão os expositores, que darão as informações obtidas com este estudo.
Uma das atividades: criação livre sobre a folha de jornal:
Nosso mural do projeto:
Cantinho do projeto, com meios de comunicação antigos, trazidos pelas crianças:
confeccionando uma televisão com sucata:
As pessoas necessitam comunicar-se para se relacionarem com os outros e também para sentirem-se bem.Os avanços tecnológicos permitem que a comunicação seja massiva com qualquer parte do mundo. Através deste projeto, procuraremos fazer com que as crianças observem a comunicação e o seu uso cotidiano nos meios sociais e pessoais.
Objetivos
· Descobrir as características dos meios de comunicação;
· Investigar todos os meios de comunicação e a utilização de cada um deles;
· Conhecer e comparar a importância que possuem na vida familiar e na de seus colegas;
· Reconhecer a importância de uma boa comunicação;
· Oferecer elementos para a comunicação;
· Diferenciar formas de comunicação;
· · Pesquisar em jornais, revistas e encartes, gravuras de meios de comunicação conhecidos;
· Criar com sucatas o seu meio de comunicação preferido, fazendo uso de criatividade;
· Brincar e dramatizar com os meios de comunicação disponíveis em aula e/ou trazidos de casa;
· Comparar os meios de comunicação antigos e atuais(caso consigamos alguns exemplares)
· Participar da leitura de jornais em sala, diariamente, dialogando e opinando sobre reportagens lidas;
· Confeccionar painéis relacionados com o projeto, em conjunto com os colegas, socializando-se,
· Explorar as palavras-chave do projeto, suas letras, quantidades e sílabas, desenvolvendo a linguagem escrita;
· Participar da confecção de jogos que trabalhem o conteúdo em desenvolvimento, o letramento e a matemática;
· Confeccionar em conjunto, o jornal da turma, com matérias e reportagens variadas;
· Participar das atividades e brincadeiras relacionadas;
· Participar do passeio a uma emissora de televisão, rádio ou a um jornal.
Atividade desencadeadora:
Através de um cartaz que será apresentado na roda começarei a questionar as crianças sobre o que estão vendo e o que encontram ali nos desenhos. A partir daí pedirei que:
Encontrem as pessoas que estão “se comunicando”;
Procurem uma carta, dois computadores, três aparelhos eletrônicos, quatro antenas, cinco livros, seis revistas, etc.(já trabalhando a matemática também);
Vou criar uma história fantástica, por exemplo: Vocês sabiam que inventaram uma vacina contra os espirros?”
Fazer com que imaginem o que aconteceria com esta notícia se fosse verdadeira. Como cada pessoa do cartaz ficaria sabendo dela? Então perguntar: e vocês? Teriam vontade de contar aos outros? Por quê? Como poderiam contar ao seu vizinho, a sua avó que mora em outra cidade, ao papai que está viajando de navio, aos astronautas, às pessoas que vivem na China ou alguém que não tem telefone?
Vou procurar criar várias situações que instiguem a curiosidade, a criatividade e a imaginação de cada um.
Atividades
Montar uma “MIDIATECA” na sala, quer dizer, reunir uma coleção de elementos dos quais, alguns podem ser verdadeiros e outros de brinquedo, relacionados direta ou indiretamente com os meios de comunicação(telefones, revistas, jornais, cartas, livros, antenas, televisão, rádio, PC, câmera fotográfica, entre outros)
Incorporar estes elementos às atividades diárias. Escolher um elemento por dia para descrever, conversar sobre os usos e a relação que tem com os meios de comunicação.
Registrar em um quadro quais os meios mais utilizados nos lares, trabalhando a matemática com gráficos e o letramento com o nome dos meios ali grafados;
Trabalhar a comunicação escrita, juntando e classificando segundo o seu uso: folhetos, propagandas, receitas, instruções, jornais, gibis, revistas, livros, cartas, bulas, embalagens, etc.
Observar cada objeto e levantar hipóteses sobre o que diz a partir da forma, das imagens e de outros detalhes, tais como: onde foram encontrados? Quais pistas possuem(desenhos, sinais, fotos)? Quem escreveu ou mandou imprimir? Para que foi escrito? Por quê? O que diz?
Trabalhar a desinibição e a expressão oral através de brincadeiras onde sejam exploradas reportagens atuais; dramatizar um programa de TV, por exemplo um noticiário; desenhar o seu programa favorito; realizar entrevistas com adultos, conversar sobre os resultados.
Construir um jornal da turma e meios de comunicação de sucatas;
Trabalhar e explorar o rádio, a biblioteca, o vídeo (fazer uma pequena gravação de situações corriqueiras das crianças na escola) e apresentar para elas o resultado final, explorar também os jornais e revistas(localizar alguns jornais antigos e compará-los com os jornais atuais; observar diferentes jornais e suas seções; diferenciar revistas de jornais, seu papel, suas cores, seus temas, etc.
Fazer uma coletânea de selos, papéis de carta, envelopes, etc e enviar cartas e bilhetes a outras salas e convidar a respondê-las; colocar uma caixa de correio (de sucata) na entrada da escola para comunicação de familiares com as crianças; trocar correspondência com os colegas através de emails, ou com outras escolas do país;
Faremos algumas experiências, como um telefone de funis e tubo de papelão, outro com um cano e caixas de papelão;
Muitas outras atividades poderão surgir no decorrer desta proposta, que serão listadas após, pois as crianças ao descobrirem coisas novas, com certeza darão sugestões de atividades que poderão ser realizadas.
Atividade de culminância e encerramento do projeto:
Apresento duas propostas para encerramento deste projeto: uma delas seria a visita a uma emissora de rádio ou televisão ou a um jornal para ver a sua produção. A outra proposta é a de fazer uma exposição na escola com os materiais adquiridos no decorrer do projeto, uma espécie de museu da tecnologia, no qual os familiares terão acesso e as crianças serão os expositores, que darão as informações obtidas com este estudo.
Uma das atividades: criação livre sobre a folha de jornal:
Nosso mural do projeto:
Cantinho do projeto, com meios de comunicação antigos, trazidos pelas crianças:
confeccionando uma televisão com sucata:
Nenhum comentário:
Postar um comentário