sexta-feira, 31 de julho de 2009

Entendendo um pouco a Gripe H1N1


Influenza A (H1N1)

Progressão, sintomas e tratamento

Diagrama dos sintomas da gripe A (H1N1) no ser humano.
Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, 5 dias após o início dos sintomas, o paciente deve evitar sair de casa pois este é o período de transmissão da gripe A.

Algumas organizações religiosas também orientaram aos fiés evitar abraços, apertos de mãos ou qualquer outro tipo de contato físico para impedir a dispersão do vírus durante os cultos religiosos.


Grupos de risco
Desde que as mortes em decorrência a gripe suína foram identificadas alguns grupos de risco foram observados. São eles:

Gestantes
Idosos (maiores de 65 anos) - neste grupo existe uma situação especial pois os idosos tem sido poupados de morte.
Crianças (menores de 2 anos)
Doentes crônicos
Problemas cardiovasculares, exceto hipertensos
Asmáticos
Portadores de doença obstrutiva crônica
Problemas hepáticos e renais
Doenças metabólicas
Doenças que afetam o sistema imunológico
Obesos

Formas de contágio

A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70graus Celsius destrói quaisquer microorganismos patogênicos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.
Material retirado http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_suína#Influenza_A_.28H1N1.29





COITADINHO DO PORQUINHO... E ELE NEM É O CULPADO DISSO TUDO!!! (só para descontrair um pouquinho, hehehe)

Dicas para o Dia dos Pais

Olha só pessoal...
estava dando "uma geral"em meus livros, cds e arquivos e encontrei bastante coisa legal sobre o Dia dos Pais, então resolvi dividir com vocês!!!
É um material bem bacana e que pode ser trabalhado e explorado tranquilamente de acordo com a faixa etária desejada!!!
Bom proveito!!!














quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dia dos Pais


Algumas sugestões
Painel e cartão



COMBINAÇÕES



Tenho recebido muitos pedidos de idéias para trabalhar combinações em sala de aula com os pequenos, então achei legal postar este material que já tenho a algum tempo!!!











domingo, 19 de julho de 2009

Um pouco sobre a Pedagogia de Projetos




A criança é um ser em desenvolvimento, com potencial para tudo, mas que depende de nossa experiência para aprender, a coisa errada ou certa...

Modernamente, a escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento.

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.

O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire “o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo”.
O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.

O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.

É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas:

A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.

Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo.
Ainda nesta fase, o professor deve, elaborar com os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.

Execução ou desenvolvimento; é nesta etapa que ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção.
É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema.

E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.

É possível a realização de dois ou três projetos concomitantes com bastante proveito, uma vez que podem abranger diversas áreas de conhecimento, o que oportuniza o desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas com o espírito de iniciativa e de solidariedade.

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br

ClickComments

Seja responsável!Copie a vontade, mas dê os créditos necessários,de quem e de onde você retirou,ok?

Seja responsável!Copie a vontade, mas dê os créditos necessários,de quem e de onde você retirou,ok?
Isso é ser "ético"!

Recadinho:


Ao copiar as sugestões, por favor mantenha os créditos dos mesmos para que esse blog possa continuar com seu propósito.
Não comercializo minhas atividades.
As imagens (não assinadas) coletadas na internet têm caráter ilustrativo, não há intenção de violar os direitos autoriais.
As imagens e textos com autoria (comprovada) terão seu devido registro.
Agradeço pela compreensão, Sandra Sieben


Faça parte do grupo de amigos deste blog...

QUER DEIXAR UM REGISTRO DE SUA VISITA? É BEM FÁCIL... BASTA CLICAR NA TARJA LARANJA,ESCREVER SEU NOME, CIDADE E PAÍS...E SE DESEJAR PODE AINDA DEIXAR FOTO E SEU RECADINHO!!! SEJAM BEM VINDOS!!!VOU ADORAR CONHECER QUEM ME ACOMPANHA!!!! bjus, Sandra

Estou no twitter tbm!!!

Estou no twitter tbm!!!
@sandrinhasieben

Deixe um recadinho para mim na seção comentários. Vou adorar saber o que você achou do blog! Não esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa retornar!

vale a pena conferir!!!

Apareça sempre q quiser!!! bjus, Sandra


Essa campanha é 10!! Eu tbm faço parte!!!

SER PROFESSOR...


"VOCÊ IMAGINAVA QUE APRENDERIA ENQUANTO ENSINAVA...
QUE DANDO RECEBERIA...
QUE BRINCANDO CONSTRUIRIA...
QUE SERIA PROFESSORA E GUIA???
VOCÊ IMAGINAVA QUE DEIXARIA MARCAS PROFUNDAS COM SEUS EXEMPLOS E SEUS OLHARES...
TRANSFORMANDO LÁGRIMAS EM RISOS E GARGALHADAS???
VOCÊ IMAGINAVA QUE CHEGARIA ESSE DIA...
EM QUE SEUS ALUNOS DIRIAM AO MUNDO INTEIRO...
MINHA PROFESSORA, EU TE ADORO!!
SE CHEGOU A IMAGINAR ALGUNS DESSES MOMENTOS...
COM CERTEZA, EM SEU CORAÇÃO JÁ TINHA A ESSÊNCIA DESTA LINDA PROFISSÃO!!!!
(MARIA ROSA NEGRIN)

Campanha Sou Contra a Pedofilia e Você?



Campanha Sou Contra a Pedofilia e Você? Blog Encontrando Cristo - Renata - http://encontrandocristo.blogspot.com

jardim de infância - pedro bial

Loading...

e desse também!! muito legal!!!

e desse também!! muito legal!!!

alguns mimos feitos por mim...

alguns mimos feitos por mim...

pote com sapinho...

pote com sapinho...

potes com enfeites...

potes com enfeites...

+ potinhos!!!

+ potinhos!!!

enfeitado com flores...

enfeitado com flores...

com bonequinhas...

com bonequinhas...
inspirei-me nos trabalhos maravilhosos da "Jacirinha"!

com bonequinhos...

com bonequinhos...
idéia retirada do blog da "Jacirinha"!

PRESENTINHOS DE BLOGS AMIGOS

PRESENTINHOS DE BLOGS AMIGOS

últimos mimos recebidos de minhas queridas amigas blogueiras...

ganhei esse mimo da amiga blogueira Aninha do Blog Planeta Aninha

ganhei esse mimo da amiga blogueira Aninha do Blog Planeta Aninha
muito obrigado pelo carinho e repasso a todos os blogs que me visitam e aqui deixam o seu carinho!!!

+ um mimo..

+ um mimo..
este eu recebi de uma amiga lá de Portugal... é a Joana do blog Vivendo e aprendendo!Muito obrigado pelo carinho e tbm pelo prestígio!!bjus

Selinho que ganhei da amiga Rosemeide do blog "A Magia de ENsinar"

Campanha da Amizade do Mês de Junho.

Clique no selinho e pegue o seu també,! Você que tem uma amiga muito querida e gostaria de homenageá-la, participe dessa campanha que é uma forma muito especial de conhecer, ser conhecida e de presentear os blogs amigos que sempre visitam o seu cantinho. Propague essa onda de amizade e participe vc também. Esse selinho eu ganhei da amiga blogueira: Taty Amaral do Ministério Infantil!!! Obrigado querida e estou enviando para outras amigas e parceiras dos blogs abaixo: http://www.educrianca.blogspot.com/ http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/ http://professorafeliz.zip.net/ http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/ http://arco-ris.blogspot.com/ http://rosemairesantana.blogspot/ http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com/ http://trspedagogascomamor.blogspot.com/ http://abcdaproerika.blogspot.com/ http://www.afilhadarosa.blogspot.com/

Um selinho pela nossa amizade!!!

Um selinho pela nossa amizade!!!
Quero agradecer as amigas: Márcia do Espaço da criança e Sandra do Educriança pelos selinhos que recebi pela nossa amizade!!!Muito obrigado gurias!!!! Sempre é bom ser lembrada e reconhecida por educadoras como vcs!! Grd bjo!!!

selo

selo

ALGUNS MODELOS DE JOGOS E CARTAZES...

ALGUNS MODELOS DE JOGOS E CARTAZES...
todos feitos por mim... e apreciados pelos meus alunos, hehehe...

tapetinho para jogo de damas

tapetinho para jogo de damas
fiz este tapetinho com tecido (TNT) na cor preta e colei por cima, quadradinhos amarelos conforme o jogo de damas.... para jogar, usamos tampinhas de garrafas de leite, mas pode-se utilizar outros materiais alternativos!!!! as crianças adoram, e o legal é q além de uma dupla estar jogando, outros colegas q estão por perto ajudam, dando dicas de quais as melhores estratégias, socializando-se!!!! para o jardim esta é uma proposta muito interessante, pois nesta idade, jogos de estratégia são sempre bem vindos!!!

Dado feito com caixinhas de leite e forradas com E.V.A

Dado feito com caixinhas de leite e forradas com E.V.A
Importantíssimo numa sala de aula de Jardim, o dado contendo os numerais e suas respectivas quantidades, se transforma num recusrso riquíssimo!!São muitas as atividades matemáticas que podemos realizar utilizando este tipo de material!!

Tapetinho dos números

Tapetinho dos números
Associar a quantidade ao numeral é este o objetivo principal desta proposta com as crianças do Jardim... elas adoram quando acertam!!!! Aproveitei para usar palitos coloridos, aqueles que os pediatras distribuem em suas visitas!! Uma mãe conseguiu para mim!!!

Trabalhando a escola!!!

Trabalhando a escola!!!
dobradura e criação livre...

mais um da escola....

mais um da escola....

Combinações

Combinações
desenhadas por mim e pintadas pelas crianças!!!

mais combinações

mais combinações

descobrindo as letras de nossos nomes!!!

descobrindo as letras de nossos nomes!!!
atividade com as letras do alfabeto envolvendo o nome das crianças... cada uma procura a sua letra!!!! as crianças adoram!!!

Alfabeto da revista Guia da Professora !!

Alfabeto da revista Guia da Professora !!
adoro trabalhar com este tipo de material com as crianças

Alfabeto da revista Guia Prático para professoras da Ed. infantil

Alfabeto da revista Guia Prático para professoras da Ed. infantil
as crianças adoram descobrir o que pode ser escrito com as letras.. nesta atividade aproveitei os cartazes das letras para realizar o bingo do alfabeto; à medida que eu mostrava as letras, as crianças procuravam em suas cartelas!!! ficou diferente!!!

Dominó gigante do alfabeto!!

Dominó gigante do alfabeto!!
Feito em E.V.A com colagem de desenhos pintados pelas crianças...

cartaz das expressões

cartaz das expressões
montei um painel com as pinturas feitas pelas crianças (expressão plástica livre)

Esquema corporal

Esquema corporal
quebra-cabeça da menina!!

mais uma do esquema corporal

mais uma do esquema corporal
quebra-cabeça do menino!!!

trabalhando o esquema corporal!!!

trabalhando o esquema corporal!!!
boneco quebra-cabeça feito de E.V.A

olha os dois aí!! bonitinhos né???

olha os dois aí!! bonitinhos né???

um bolo para nossa cidade!!!

um bolo para nossa cidade!!!
todo construído com caixas de diferentes tamanhos e pintado com tinta guache, este foi o bolo criado por mim e pela minha turma para comemorar o "niver" de Porto Alegre!!!! muito legal!!! todos adoraram!!!!!

TRABALHANDO A DENGUE COM O JARDIM

TRABALHANDO A DENGUE COM O JARDIM

olha eu aí!!!

olha eu aí!!!
confeccionando um mosquito gigante de E.V.A!!!esse mosquito é lindo e eu tirei o molde da amiga blogueira jacirinha, muito lindo mesmo!!!!http://jacirinha.blogspot.com/search?updated-max=2008-04-05T13%3A42%3A00-03%3A00&max-results=7

preparando o painel da "dengue"!!!

preparando o painel da "dengue"!!!

recadinhos das crianças para o painel da "dengue"

recadinhos das crianças para o painel da "dengue"
olhem só que amor!!!

mais recadinhos sobre a dengue!!!

mais recadinhos sobre a dengue!!!

cartaz dos ajudantes do dia!!!

cartaz dos ajudantes do dia!!!
este ano escolhemos o tema "teen" para a nossa sala... a decoração é baseada em bonecos e bonecas + modernos e coloridos!! as crianças estão adorando!!! este é o cartaz que eu fiz para os ajudantes do dia!! estes fixam seus nomes nos prendedores que ali estão!!!!

bonequinhas de identificação

bonequinhas de identificação
para as mochilas!!!

identificação para os meninos!!!

identificação para os meninos!!!

cartaz dos aniversários do jardim!!!!

cartaz dos aniversários do jardim!!!!
este é o cartaz dos aniversariantes... cada coraçãozinho representa um mês do ano e ali serão colocados os nomes das crianças e o dia em que fazem "niver"!!!!

Chamadinha da turma

Chamadinha da turma

Chamadinha...

Chamadinha...
as crianças poderão escrever seus nomes nos retângulos, como tbm, caso sejam de jardim, podem montar o seu bonequinho... a Profª dá as partes como um quebra-cabeça e a criança monta de seu jeitinho!!!